top of page

Quem é a Associação Tempo de Brincar


A Associação Tempo de Brincar é uma organização não governamental formada por mães cujos filhos ficaram muito tempo hospitalizados. A ideia partiu de Fernanda Zylberstajn, que teve uma menina com um problema cardíaco. A pequena, entre idas e vindas, passou seis meses de seu primeiro aninho de vida internada.

Em 2013, com a filha já em casa, Fernanda decidiu fazer algo para melhorar o dia a dia de crianças que estão nos hospitais e suas famílias. Com o objetivo inicial de fazer uma festa de Dia das Crianças em um hospital público de São Paulo, ela reuniu algumas mães que passaram por uma experiência similar e amigas que compartilharam esse momento difícil da internação prolongada. O grupo uniu forças, levantou recursos e fez a comemoração em três hospitais públicos da capital paulista, presenteando mais de 300 crianças.

Os presentes distribuídos foram pensados para atender crianças acamadas. Para os bebês foi dado um kit com cobertor, travesseiro e fronha. Para os maiores, uma mesinha de apoio para cama, revistas de pintura e estojo com lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tesoura, borracha e outros itens. Os adolescentes ganharam um relógio de pulso. Todos os presentes foram entregues em uma sacola reutilizável que suporta até 8 kg. Além disso, as crianças receberam balões coloridos e a visita de palhaços e de um mágico.

“A experiência do Dia das Crianças nos mostrou que éramos as pessoas certas no lugar certo. Os pais, quando descobriam que nós havíamos passado por longas internações com nossos filhos, se sentiam à vontade para desabafar suas dores ou comemorar suas vitórias conosco”, conta Fernanda.

Graças a essa primeira iniciativa extremamente positiva, o grupo decidiu continuar. Em 2014, se formalizou como uma associação (organização não governamental) e, desde então, tem contado com parcerias e doações de pessoas físicas e jurídicas para realizar suas ações. Além das festas com eventos e distribuição de presentes em hospitais na Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, a Associação Tempo de Brincar reformou e montou, em 2015, a Brinquedoteca do Hospital Geral de Pedreira, na zona sul da capital paulista. Nas festas, além de sempre haver uma atração específica para a data comemorativa, os brinquedos levam em conta a idade da criança e o ambiente em que ela se encontra no momento, sendo portanto, adequados para o uso e a brincadeira mesmo no hospital.

Além disso, semanalmente, a Tempo de Brincar realiza oficinas de capacitação artesanal para as mães das crianças internadas no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. A intenção é que as mães, a cada sábado, aprendam uma técnica e saiam da aula com um produto final para que possam reproduzi-lo, vendê-lo e ter uma renda para continuar ao lado de seus filhos mesmo após a internação, já que a maioria deixa o trabalho para cuidar de suas crianças. Enquanto as mães aprendem, as crianças que podem sair de seus leitos, têm atividades desenvolvidas especialmente para elas junto aos voluntários da Associação. A extensão desse trabalho para outros hospitais de longa internação depende apenas do apoio financeiro empresarial em médio prazo para pagamento de artesãs e compra de material.

Fundadoras e diretoras: Fanny Minerbo, Fernanda Zylberstajn, Gabrielle Borges, Renata Costa e Soraya Carvalho.

Posts Recentes
bottom of page