top of page

Tempo de Brincar: nossa atuação


Para aprofundar o trabalho iniciado em 2013, o grupo Tempo de Brincar começou o ano de 2014 com a oficialização de seu status de ONG (organização não governamental) para afiançar suas ações e garantir parcerias juridicamente legais com hospitais públicos e empresas privadas.

Neste ano, já fizemos festas na Páscoa e no Dia das Mães. O planejamento da Associação Tempo de Brincar para 2014 inclui ainda a realização de festas no Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, ao menos em quatro hospitais públicos em cada ocasião. Além disso, este será o ano de entrega da primeira brinquedoteca Tempo de Brincar no Hospital Geral de Pedreira e do início da capacitação de mães na produção artesanal de bijuterias e outras peças.

Por que consideramos nosso trabalho importante

Por termos passado meses com nossos filhos hospitalizados desde o seu nascimento, sabemos, por experiência própria, as ansiedades, expectativas e tristezas de um pai e de uma mãe ao verem sua criança internada. Nesses dias, meses – em alguns casos até mesmo anos –, a vida da família passa por muitas mudanças e fica dividida em duas realidades: a do hospital e a do mundo fora dele, onde continuam as demandas de sempre: trabalho, contas a pagar, manutenção da casa, outros filhos que não estão internados…

Dentro do hospital é um universo à parte: as janelas estão sempre fechadas, não há banho de sol, apenas luz artificial, e ar condicionado. Sem contar os equipamentos de saúde que apitam o tempo todo, não permitindo a ninguém descansar um só momento.

Em meio a esse mundo fechado e angustiante dos hospitais, por melhor que seja o atendimento, esses pais se sentem completamente sozinhos e alienados sobre o que se passa lá fora. Nessa hora, um gesto de carinho, uma atenção especial, um abraço e uma conversa fazem toda a diferença. Essa é a motivação do grupo Tempo de Brincar: estar ao lado apoiando essas famílias e promover melhorias no ambiente hospitalar.

Posts Recentes
bottom of page